domingo, 13 de novembro de 2011

Tudo que você queria saber sobre o CHÁ VERDE!

O sabor do chá verde é um tanto amargo, mas são tantos os benefícios que essa bebida milenar e de tradição oriental que não há como tomar boas doses de chá verde o que melhora e muito sua saúde diariamente. O chá verde é feito com folhas de Camellia Sinensis, os mais atentos sabem que é a mesma erva que dá origem ao chá preto.


O chá verde combate o câncer, os danos dos radicais livres, o envelhecimento e a obesidade. Ele oferece uma variedade de nutrientes essenciais como os polifenóis que protegem de doenças e os danos do envelhecimento. Auxilia na perda de peso, diminuição das taxas de colesterol, controla a pressão arterial, ativa o sistema imunológico, reduz o risco de artrose, aterosclerose dentre outras doenças degenerativas, tem ótima ação cicatrizante por uso tópico. Quando usado em bochechos e gargarejos previne das cáries e ajuda a combater infecção na garganta. 


Rico em EGCG (epigallocatechilgallate), um poderoso antioxidante, o chá verde mata células cancerosas sem afetar as destrutivas outros tecidos do corpo saudável. coágulos sanguíneos anormais em feridas são também eficazmente prevenida através de EGCG, que é porque beber chá verde é recomendado pelos médicos. O chá verde contém cerca de 30% de catequinas, que são ditas ter o potencial de cura elevadas. 


“Ele contém altas concentrações de antioxidantes como as catequinas, os carotenóides e os flavonóides, estimulantes como a cafeína, minerais (potássio, sódio, flúor, entre outros), além da teofelina, que é um potente vasodilatador”, enumera a nutricionista Mônica Dalmácio, membro do Conselho Regional de Nutrição.


Ele também tem um efeito calmante sobre o sistema nervoso central, mantendo os níveis de pressão arterial sob controle e reduzir o estresse geral. A ingestão de chá verde em uma base regular também é dito para evitar doenças neurológicas, como Parkinson e Alzheimer, em grande medida. Estudos também mostraram que o chá verde diminui o colesterol LDL, responsável por causar doenças cardíacas, de forma eficaz. O chá verde dá à pele uma tez clara e jovial e um saquinho de chá úmido verde também funciona como um adstringente para queimaduras, inflamações da pele, devido ao seu teor de tanino. 


Quer coisa melhor numa bebida? Já se foi demonstrado várias vezes que o chá verde ajuda a combater o câncer, anula os efeitos dos radicais livres que causam, dentre outras coisas, os sinais externos do envelhecimento. Na verdade você não envelhece, você enferruja!


O chá verde e os membros da família do chá incluindo chás preto e branco passaram pelo teste do tempo que datam de inúmeras gerações, e eles têm demonstrado vantagens essenciais de saúde em pesquisas extensas sobre a década passada. E para você ter os melhores benefícios do chá verde, o ideal é tomar de 2 a 4 xícaras por dia.

O chá verde contra os radicais livres
A grande maioria dos médicos concorda que os radicais livres são a causa principal do envelhecimento. E pasme, a maioria dos radicais livres são frutos de nossa respiração e exercícios que fazemos. Ou seja, o oxigênio que nos dá a vida, também nos tira. A alimentação também é outra grande fonte de radicais livres. As partículas carregadas negativamente rasgam o núcleo da célula, onde elas podem danificar componentes críticos para a seqüência do DNA. Isso também é um dos grandes causadores de câncer.


Qualquer coisa que pode neutralizar estas partículas antes que elas tenham a chance de danificar o nosso material genético irá atrasar o processo de envelhecimento e nos proteger de doenças. E é aí que entra o chá verde.

Duas (2) xícaras diárias de chá verde protege contra danos no DNA
Os resultados de um estudo, publicado no British Journal of Nutrition, mostra que os indivíduos que consumiram apenas duas xícaras de chá verde por dia durante um mês foram capazes de reduzir os níveis de danos no DNA em 20%. Os polifenóis do chá verde natural conhecidos como ECGC tem se mostrado particularmente eficazes na redução do risco de desenvolvimento de células cancerosas, incluindo próstata, cólon, esôfago, bexiga e, o mais letal de todos, o de pâncreas.

OBSERVAÇÃO: 
 


200 mg EGCG  equivale a aproximadamente 2 a 3 xícaras de chá verde.





ECGC interrompe o crescimento do câncer
Os resultados de um estudo publicado na revista Clinical Cancer Research demonstraram que homens com câncer de próstata foram capazes de diminuir marcadores preditivos de progressão da doença em até 30%.
O ECGC se mostrou eficiente em proteger as células dos danos no DNA e também pode inibir a formação de novos vasos sanguíneos que as células cancerosas necessitam para se proliferar.

Chá verde no controle de peso
Se vocês estão procurando emagrecer, perder peso saibam que o chá verde é um ótimo auxiliar nesta tarefa, ele tem ação desintoxicante, digestiva e diurética. A combinação de polifenóis em sua composição acelera o metabolismo.
“Ele provoca uma sensação de saciedade. O ideal é fazer uso do chá em conjunto com uma dieta saudável, pobre em gordura e açúcares, além de alguma atividade aeróbica”, avisa a médica ortomolecular Luciana Granja.

    ATENÇÃO     ATENÇÃO     ATENÇÃO     ATENÇÃO     ATENÇÃO     ATENÇÃO    
O consumo em excesso e o chá muito concentrado pode levar a gastrite, devido à cafeína. Um dos principais cuidados em relação a essas bebidas é a existência de cafeína em sua composição. A substância, também presente no café, pode aumentar a pressão arterial e causar problemas como taquicardia, dor de cabeça e náuseas. Evite os excessos, pois em doses recomendadas o chá verde reduz a pressão arterial.

RESPEITE SEMPRE A DOSE RECOMENDADA
"Como aceleram o metabolismo, esses chás não são indicados a pessoas com problemas cardíacos ou hipertensos. Também devem ser evitados por grávidas e lactantes. A cafeína pode afetar o bebê", salienta a farmacêutica Paula Viñas, da farmácia Fitobrasilis. Casos de insônia, gastrite, problemas renais, hipertireoidismo, ansiedade e taquicardia são incompatíveis com os chás. 


Em pesquisas já feitas o consumo diário de chá obtido de 65g de folhas, durante 5 anos, pode levar a disfunção hepática, problemas gastrointestinais como constipação e irritação gástrica, diminuição do apetite, insônia, hiperatividade, nervosismo, hipertensão e aumento dos batimentos cardíacos. Os autores ainda complementam que altas doses podem causar efeitos adversos significantes pelo conteúdo de cafeína, especificamente palpitações, dor de cabeça e vertigem. Por isso é muito importante ter cautela quanto ao seu uso.Indivíduos com deficiência de ferro no organismo também devem evitar essas bebidas. "Elas contêm tanino, substância que inibe a absorção do mineral", afirma Roseli. Segundo Paula Viñas, quem faz uso do remédio doxorrubicina deve ser monitorado. "Os chás potencializam o efeito desse medicamento."

Dos benefícios do Chá Verde, destaca-se:
• É rico em antioxidantes, os chamados polifenóis, que são agentes anti radicais livres, os polifenóis ajudam no combate ao cancro, na redução do envelhecimento e na eliminação de gorduras acumuladas.
• É também é óptimo na redução do colesterol mau, o LDL, isto porque é rico em tanino, uma substância que fortalece as artérias e veias e previne doenças cardiovasculares.
• Possuí também bioflavonóides  e polissacarídeo ácido, ambos efectivos na prevenção de adesão do H. pulori a células epiteliais humanas.
• É também um excelente diurético.

Lista de Benefícios Fisiológicos e Terapêuticos do Chá Verde:
• Combate o envelhecimento precoce das células;
• Auxilia na regeneração da pele;
• Promove a longevidade saudável;
• Reduz o colesterol total e níveis de LDL (mau colesterol);
• Aumenta os níveis do HDL (bom colesterol);
• Reduz a pressão arterial;
• Actua como anti-coagulante intra-vascular;
• Reduz o risco de enfarte do miocárdio;
• Reduz os riscos de AVC (derrame cerebral);
• Reforça os vasos sanguíneos;
• Reduz os riscos de vários tipos de câncer;
• Fortalece o sistema imunológico;
• Atua como anti-inflamatório e antigripal;
• Ajuda a dilatar os brônquios, facilitando a respiração dos asmáticos;
• Auxilia nos tratamentos de gripe, bronquite e pneumonia;
• Protege o sistema gastrointestinal de bactérias nocivas;
• Auxilia nos processos digestivos;
• Previne a formação de pedras na vesícula e nos rins;
• Ajuda a normalizar a função da tiróide;
• Previne cáries dentárias e gengivite.

Fontes:
www.cha-verde.com, www.mundodastribos.com, www.estoubeim.com, www.plantasmedicinaisefitoterapia.com