sexta-feira, 13 de julho de 2012

VIGOREXIA


A vigorexia, condição conhecida também como síndrome de Adonis, é uma doença caracterizada por uma insatisfação constante com o corpo. É classificada como um Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e, mais especificamente, se acompanhada de uma auto-imagem distorcida, é um transtorno dismórfico corporal.

Indivíduos acometidos desta síndrome são pessoas que, mesmo fortes fisicamente ou que obtiveram melhoras físicas, ao visualizarem a sua imagem em espelhos, por exemplo, vêem-se como fracos ou constantemente insatisfeitos, de maneira similar aos acometidos de anorexia que, ao se visualizarem, sempre se consideram gordos.

Deve, assim, separar-se o quadro do indivíduo que é acometido de tal comportamento em dois grupos:

Grupo 1: Indivíduo que pratica exercícios de qualquer tipo exageradamente (no que é relacionada intimamente ao termo overtraining).
Grupo 2: Indivíduo que, além disso, ou inclusive em detrimento de fazer-se exercícios exageradamente, jamais se contenta com seu volume corporal, com enfoque na massa/volume muscular.

Tais indivíduos, além de perseguirem o volume muscular por todos os fins e com intensidade, passam também, correspondentemente, a apresentarem comportamento depressivo quando perdem volume muscular por algum motivo (uma infecção ou um acidente limitante do exercício ou alimentação, por exemplo).

Os sintomas da vigorexia são identificados através do comportamento dos indíviduos que possuem esta síndrome.

Sendo assim as características das pessoas com vigorexia são:
• Acreditam que estão mais magros do que na realidade estão;
• Acham-se fracos;
• Têm vergonha do seu corpo;
• Tomam diversos suplementos alimentares e inclusive esteróides e anabolizantes para ficarem com mais músculos.