domingo, 11 de dezembro de 2011

VITAMINAS – 1º PARTE

Por: Nina Veiga
Texto atualizado: 11/12/2011 -  Data original de criação:18/04/07 

A cada dia que passa nossa rotina de vida fica mais corrida. Trabalho, estudos, exercícios e todo corre corre diário nos leva a falta de tempo e a estresses cotidianos. Sem falar nas noites mal dormidas e que passamos noites em claro. Com o tempo você começa a notar que seu seu rendimento, para atividades comuns do dia a dia, não é mais o mesmo pois sente, com frequência, seu corpo mais casando, fraco e desanimado.

Você já parou para observar se sua alimentação está de acordo com suas necessidades nutricionais ?

Quanto mais atividades você fizer, maior será o seu desgaste físico, por isso pessoas sedentárias possuem necessidades nutricionais diferentes de pessoas que praticam exercícios físicos regularmente. Outros fatores também influenciam nesse desgaste, como o tipo, nivel e intensidade de treinamento executado, modalidade esportiva praticada, entre outras coisas.

Agora, com tudo isso muitas pessoas acabam não tendo uma alimentação adequada, seja por falta de conhecimento, tempo e oportunidades de comer corretamente, ou mesmo por ignorar a importância que tem uma boa alimentação para o bom funcionamento do organismo, melhora de performace e conquista de objetivos.

Muitos praticantes de musculação e outras modalidades esportivas(ou mesmo pessoas que não praticam esportes) costumam recorrer a suplementação com VITAMINAS. Por isso, resolvi abordar o assunto, porém dividindo-o em partes, pelo fato de ser um assunto grande. Mais para frente irei abordar sobre os tipos de vitaminasas  e suas funções, etc.

É muito comum depararmos com pessoas que se queixam de sintomas como fraqueza e cansaço. Lembro que as vitaminas estão diretamente ligadas à produção de energia em nosso corpo. Por isso, fique atento pois você pode estar fisicamente carente de vitaminas.

Nosso rotina de vida cada vez  mais contribui para que nosso organismo não tenha a quantidade ideal de vitaminas que necessita. Temos dificuldade em nos alimentamos da forma correta e para piorar o estresse diário e o pouco tempo disponível para executar diversas funções, acabam colaborando colaborando ainda mais com isso. Então vamos lá...

 1. O que são vitaminas
As vitaminas são nutrientes de extrema importância para nós. As vitaminas A, C, D, E, K e as oito do complexo B são fundamentais para que carboidratos, proteínas e lipídeos sejam transformados em energia e possam ser utilizados pelos músculos, ossos e sangue. As vitaminas são responsáveis por facilitar a entrada de substâncias nas células e dão a partida para as reações que geram energia. Apesar de serem necessárias para o metabolismo do organismo, elas não são produzidas pelo nosso corpo. Por isso, devemos adquirida-las através dos alimentos.

 2. Vitaminas x Ingestão de gorduras
Quando uma pessoa ingere vitaminas A, D e E em quantidade suficiente, mas sua alimentação tem sérias restrições de gordura, essas vitaminas não serão totalmente absorvidas. Isso porque é preciso que haja gordura no intestino para que elas se dissolvam (são as chamadas vitaminas lipossolúveis).
Qual for que seja seu objetivo, observe sua dieta e procure utilizar gorduras boas na alimentação, como o é o caso do Azeite de Oliva Extra Virgem.

 3. As vitaminas são classificadas como:
Hidrossolúveis e Lipossolúveis (próximo artigo) e ambas são de igual importância para que exista o equilíbrio entre a absorção de alimentos e o perfeito aproveitamento dos nutrientes pelo organismo.

 IMPORTANTE saber: 
As vitaminas são sensíveis e com isso algumas formas de preparo dos alimentos que consumimos, formas de armazenamento, calor, umidade e etc, colaboram para que haja perda de seus nutrientes.

Vitamina C e complexo B:  
Seus nutrientes são perdidos pelo vapor ou pela própria água do cozimento. Por esse motivo o meio de cozimento mais recomendado, para preservar as vitaminas antioxidantes dos alimentos são: forno de microondas, vapor e refogamento.

"É aconselhado o cozimento brando a vapor, ou com pequena quantidade d'água, para alimentos com elevado teor de beta-caroteno (precursor da vitamina A) como cenouras, batata doce, brócolis e espinafre. Com relação à vitamina C, estudos mostraram que 27-62% desta vitamina no brócolis, é perdida quando fervido em grandes quantidades de água. Em compensação, perde-se apenas 10-20% durante o cozimento em microondas. Já a vitamina E pode se degradar ou ser destruída durante o processo de fritura.“


Referências Bibliográfica: 
http://www.suapesquisa.com e http://www.copacabanarunners.net